LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

5 de outubro de 2013

Adaptação de molde - Saia tulipa preta

Segue a saga das costuras da Luz.
Ando caçando umas cobaias por aí, pra tentar fazer as adaptações de moldes de acordo com os modelos de saias.
Uma amiga queria uma saia tulipa, pesquisei na internet, e estou costurando a danada.
Já fiz a primeira prova, e tenho que apertar pouca coisa a partir do molde que eu fiz para as medidas dela.
Comecei pelo molde de saia reta que já mostrei como fazer.
Daí, pelas minhas andanças na internet, escolhi a recomendação da Limara Lis, do Blog Alinhavos de Moda, como ponto de partida para a minha adaptação.
Usei o primeiro método proposto no post.

E assim foi ficando o meu molde:
Molde da saia reta cortado pela pence e em linha reta até a barra da saia.

A emenda de papel tem 14 cm de largura, e neste mesmo lugar marquei duas pregas de 3,5 cm (7 cm no total) com 5 cm de distância uma da outra.

Foto dos dois moldes - frente e costas. O traçado em vermelho são as minhas pregas.
O molde das costas não fiz com volume, mantive o molde da saia reta.
Ele ficou quadrado pois a saia tem cintura baixa, e a diferença entre o quadril e o lugar onde vai ficar a cintura não é muito grande. Assim que, quando somei os 3 cm da pence das costas, ficou reto.

Prendi os moldes no tecido, marquei a margem de corte e cortei (lógico, né?).
Depois marquei o molde no tecido usando a carretilha e carbono.

No molde da frente, cortei a margem da bainha mais larga, para deixar um acabamento perfeito para a bainha, assim, quando eu dobrar a bainha para dentro, o local da costura vai ter a mesma medida da parte de cima.

E as partes do molde cortadas. Na verdade falta cortar o cós, mas vou cortá-lo depois de ter certeza do tamanho da cintura da saia, pós provas. (Sim, provas, afinal estou começando, melhor ir experimentando, né?)

Gostou?
Colabora com o Blog compartilhando nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover