LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

20 de agosto de 2011

Série tecidos para bolsas - tecidos de algodão

Continuando a série sobre tecidos para bolsas, hoje vou falar dos tecidos de algodão, como brim, sarja e tricoline.


Mas antes vou mostrar algumas definições que se aplicam a outros materiais também:
FIOS DE TRAMA : fios horizontais (longitudinal), o comprimento do tecido plano. 
FIOS DE URDUME : fios verticais ou transversais, largura do tecido.

CETIM ("Satin"): Ligamento: É semelhante ao ligamento sarja, porém é geralmente utilizada em repetições de cinco a doze fios de urdume e de trama. A principal diferença entre os dois ligamentos é que a diagonal não é claramente visível no cetim. ela é intencionalmente interrompida a fim de contribuir para uma superfície lisa e lustrosa. A textura não é tão visível do lado direito, por que os fios que o compõe são, geralmente, mais finos e em maior quantidade do que os que formam o avesso.
CREPEFio - Torção dada a diversos fios como: seda, lã, algodão, viscose, poliéster. Essa torção é bastante elevada: 2000 a 3500 v/m, conforme o título. Ela provoca um encolhimento do fio durante o tingimento, dando ao fio e ao tecido um aspecto opaco, granulado e um toque seco. A torção crepe aumenta o título do fio de 10 a 35%, proporcionalmente ao título e a torção.Desenho - Representa um mistura de tafetá, sarja , para obter um aspecto granité no tecido. É utilizado em geral com fios crepe para aumentar o aspecto granulado do tecido.
SARJA: Ligamento: tipo de construção do tecido, com destaque diagonal. Tecido básico e versátil que apresenta excelente caimento, ótimo aspecto após lavagem e combina com qualquer tipo de clima.Os fios de urdume e tramas são entrecruzados conforme uma ordem e freqüência programadas, a fim de se obter linhas diagonais características desse tipo de tecido. São utilizados para a confecção de peças detalhadas e com curvas, devido a sua capacidade de moldagem É mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.
TELA: Ligamento: os fios da trama e do urdume se entrecruzam alternadamente. As gramaturas costumam variar entre 150 g/m2 e 1000g/m2É uma construção de ligação do tecido plano, caracterizada pela simetria da distribuição dos fios na proporção 1 fio por 1 fio (entre urdume e trama). Esta construção em tela plana proporciona uma superfície plana e regular.

TAFETÁ: Ligamento: também conhecido como desenho ou ligamento "Tela", é o ligamento de construção mais simples existente e, por consequência a que utiliza menos quadros e a que utiliza os teares mais simples. O fio de trama, nesta construção, cruza-se com o urdume, um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. No retorno o fio de urdume que estava por cima passa a ficar por baixo e vice-versa. Se os fios tiverem espessura adequada e estiverem próximos entre si, o tecido será firme e terá características para vestuário. Com certeza foi o primeiro desenho utilizado no mundo, e por ser o mais simples é o ponto de partida na criação de qualquer tecido. (Na língua persa "Taftah" significava tecer).




Feitas as apresentações das formas de construção dos tecidos, vamos a eles:
Brim:
 Tecido forte com desenho em sarja, de algodão. Ele se assemelha ao coutil, jeans, denim. Atualmente é muito utilizado além de confecção (calças, bermudas, uniformes, etc.), para decoração, toalhas de mesa, guardanapos, fundo de palco, etc.
Exemplos de peças que eu já fiz com o tecido:

Postagem original aqui e molde.


Postagem original aqui.


Molde.




Sarja:
Tecido que usa o tipo de ligamento com este nome, pode ser de seda, lã, ou algodão, e que apresenta estrias no sentido diagonal. 
Exemplos de peças que eu já fiz com o tecido:
Postagem com molde


Postagem original




Tricoline:
Tecido de construção de tela com a leveza e a resistência do algodão penteado mercerizado, podendo ser liso, estampado ou xadrez, de peso ligeiramente maior do que a cambraia, atende a um mercado cada vez mais sofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria.
Para patchwork recomenda-se os tecidos 100% algodão, principalmente tricoline. No Blog Atelier Brincando com Paninhos tem uma postagem diferenciando popeline de tricoline que pode ser útil para entender por que a tricoline é mais recomendada.
Exemplos de peças que eu já fiz com o tecido:
Postagem original e molde.


Postagem original.


Postagem original.


Fontes:
http://www.zuarte.com.br/glossario.htm
http://www.casapinto.com.br/glossario.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover