LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

19 de agosto de 2011

Série lãs e linhas - material de composição dos fios


Na postagem anterior eu falei sobre os rótulos das linhas e lãs, tópicos como rendimento, agulha adequada e quantidade em metros.
Hoje vou falar sobre a composição das lãs e linhas, que é uma informação do rótulo.
O que exatamente cada componente daquele quer dizer?

Fibras Naturais:
Algodão:
O algodão é uma fibra natural, de origem vegetal, fina, de comprimento variando entre 24 e 38 mm e, por não apresentar grandes exigências em relação ao clima ou ao solo, pode ser produzido em praticamente todos os continentes. No entanto, é uma planta de cultura delicada e muito sujeita a pragas, sendo grande consumidora de desfolhantes, herbicidas e fungicidas. As principais vantagens comparativas do algodão em relação às fibras artificiais e sintéticas decorrem principalmente do conforto dos itens confeccionados, favoráveis aos países de clima quente, e também dos aspectos ecológicos, pois são biodegradáveis.
Exemplos de fios:
Camila Fashioncamila fashion, da Cisne

 



Lã:
A lã é considerada uma fibra longa, com comprimento em média de 80 a 90 mm, adequada à confecção de roupas e produtos para inverno, apresentando alta sazonalidade e forte correlação com os aspectos climáticos. No Brasil é a segunda fibra natural mais produzida, após o algodão, com uma produção de aproximadamente 25 mil t de lã bruta, sendo que 95% da ovinocultura estão concentrados no Rio Grande do Sul, onde existem cerca de 20 mil pequenos produtores.

Exemplos de fios:



Fibras Químicas

As fibras químicas, classificadas em artificiais e sintéticas, são geralmente produzidas por extrusão, podendo ser apresentadas em três formas distintas, destinadas a usos também distintos: monofilamento, multifilamento e fibra cortada:

Fibra Artificial:

Viscose:
Primeira fibra química a ser produzida em escala industrial, o raiom viscose apresenta os seguintes aspectos:
- aproxima-se do algodão no tocante à absorção de umidade, possui resistência à tração, toque suave e macio e caimento, porém pode ser brilhoso ou opaco, enquanto o algodão só pode ser opaco;
- pode ser utilizado puro ou misturado a outras fibras em diferentes proporções.
Exemplo de fios:
Linha Ibiza Verão 100g


Fibras Sintéticas:
Fabricadas a partir de produtos e derivados petroquímicos, as fibras sintéticas foram criadas para substituir as naturais. Por serem mais longas que estas, são mais fortes, tornando os processos produtivos mais rápidos e com menos desperdícios, podendo ser utilizadas puras ou misturadas com outras fibras.





Acrílico:
Os principais aspectos desta fibra são:
- melhor substituto da lã, por ser bom isolante térmico, é muito utilizado na fabricação de artigos de inverno, cortinas, toalhas de mesa, entre outros;
- as roupas confeccionadas com acrílico são leves, apresentam bom caimento, não amassam, não encolhem, não deformam e secam rapidamente.
Exemplos de fios:




Poliamida ou náilon:
Primeira fibra sintética a ser inventada e produzida em escala industrial, o náilon apresenta as seguintes características:
- pode ser beneficiado de diversas formas, permitindo a fabricação de tecidos (ou lãs/linhas) com aspectos diferenciados e possibilitando a obtenção de variados toques devido às diversas possibilidades de texturização (os tecidos apresentam baixa absorção de umidade e rápida secagem);
- na área têxtil, sua grande aplicação ocorre na fabricação de tecidos de malha para a confecção de meias, moda íntima etc., misturado com o algodão tem sido muito utilizado em meias, calções, jaquetas etc.
Exemplos de fios:



cachecol em lã Pérola da Pingouin










Poliéster:

Poliéster é uma categoria de polímeros que contêm o grupo funcional éster na sua cadeia principal. Os poliésteres incluem produtos químicos que ocorrem naturalmente, tais como a Cutina presente na cutícula das plantas, e produtos químicos sintéticos obtidos por Policondensação tais como o Policarbonato e Polibutirato.
Dependendo da sua estrutura química, o Poliéster pode ser termoplástico ou termoendurecido, no entanto a maioria dos poliésteres comuns são termoplásticos.
Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de Poliester são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar.  Fibras de Poliéster são usadas como material isolante e enchimento de almofadas, edredons e estofos.
Enquanto as roupas sintéticas são percepcionadas por muitos como tendo um toque menos natural em relação à roupa feita com fibras naturais, tais como o algodão e a lã, os tecidos de poliéster possuem vantagens específicas sobre os tecidos com fibras naturais, tais como resistência à ruga, durabilidade e retenção de cor. Como resultado, as fibras de poliéster são muito misturadas com as fibras naturais para produzir um tecido com propriedades das fibras sintéticas sem perder o toque das fibras naturais.

Exemplos de fios:
Fio enigma da Circulo
Receita aqui












Polipropileno:
- apesar de ser a terceira resina termoplástica mais produzida no mundo, o polipropileno tem pouca importância no setor têxtil, com sua produção voltada principalmente para a indústria automobilística;
- o tipo de polipropileno utilizado para a produção de fibras é o homopolímero;
-  na indústria têxtil, o polipropileno gera três subprodutos: a ráfia - que lembra uma tira, sendo muito usada em sacaria trançada, tecidos para enfardamento e base para tapetes tufados -, a fibra cortada e os filamentos contínuos que são mais utilizados para embalagens de hortifrutigranjeiros e outros artigos têxteis, como os de inverno;
- suas principais características são a resistência à umidade e à ação de mofos e bactérias, o baixo peso específico e a elevada inércia química, que o tornam ideal para a produção de sacarias, forrações, estofamentos e feltros;
Exemplos de fios:
Linha Liza Grossa 500m


Elastanos:
As fibras elastoméricas são de elevado custo e entram em proporções reduzidas nas misturas com outras fibras (principalmente com algodão ou náilon), conferindo aos tecidos maior elasticidade, o que permite a confecção de peças de vestuário que aderem ao corpo sem lhe tolher os movimentos;


Exemplos de fios:


Fontes:
Principais Matérias-Primas Utilizadas na Indústria Têxtil - Maria Helena Oliveira
Wikipédia - a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover