LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

15 de agosto de 2011

Série lãs e linhas - entendendo o rótulo

Os rótulos de linhas e lãs trazem algumas informações importantes na hora de determinarmos qual a peça a ser executada, ou no caso contrário, sabendo qual a peça (forma, tamanho) que se quer fazer, localizar o melhor fio para a execução,  já que muitas vezes a linha/lã indicada na receita não tem onde a gente mora ou não tem da cor que a gente quer.

Eu não trabalho muito com receitas, já que faço muitos cachecóis e golas que não tem segredo.
Na maioria das vezes eu consulto umas revistas de pontos, pra dar uma variada.
Então eu consigo comprar material suficiente para criar minhas peças pelas informações de metragem nos rótulos.

 Pra quem ainda não consegue imaginar quantidades necessárias só olhando a metragem, os rótulos também trazem a informação do rendimento através de um quadradinho com agulhas dentro.
Neste caso, o quadradinho quer dizer:
10 x 10 - pra conseguir um quadrado de 10cm de lado por 10 cm de altura o número de pontos é igual àquele indicado na base do quadradinho (neste caso 8 pontos) pelo número de carreiras indicado na lateral esquerda (12 carreiras para o exemplo da lã Fast, da Cisne). Na minha opinião, falta a informação do número de metros gastos na operação.
Há ainda a indicação da agulha com a qual o tamanho foi alcançado usando-se os pontos indicados (nº 7).

Os rótulos informam a variação de número de agulhas possível com aquele fio, geralmente a variação é de dois números entre a menor e a maior.
Pra trabalhos como golas e cachecóis eu sempre uso agulhas maiores que as indicadas no rótulo, para o trabalho ficar mais mole.
Os valores de tamanhos de agulhas referem-se a trabalhos mais elaborados, como casacos, que dependem de um ponto mais firme para um bom resultado.

 A composição da lã/linha também está presente nos rótulos, assim como a forma de lavagem das peças depois de prontas.

Existem algumas lãs que trazem informações específicas de acabamento ( nos casos de linhas que desfiam) ou como trabalhar com o fio (nos casos das lãs com pompons e das rendadas) ou ainda com instruções de uso do produto, como no rótulo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover